Neuropatia óptica hereditária de Leber (LHON)

A neuropatia óptica hereditária de Leber (LHON) é uma doença hereditária do nervo óptico que leva à perda repentina e indolor da visão durante a vida adulta jovem, afetando mais comumente os homens. É causada por mutações no código genético das mitocôndrias, que são pequenas subunidades que residem dentro da célula. .

As mitocôndrias também são conhecidas como “potências da célula”, pois convertem constantemente a energia presa em nossos alimentos em energia que a célula pode usar. Nossos olhos são nossos órgãos com maior fome de energia e a falta de produção de energia pode levar à degeneração e morte das células ganglionares da retina (RGCs), que são as células nervosas que comunicam informações visuais ao cérebro. A perda dessas células leva à subsequente degeneração do nervo óptico e perda visual. No entanto, é importante notar que uma porcentagem significativa de pessoas que possuem uma mutação que causa a LHON não desenvolve nenhuma característica da doença.

A perda de visão devido ao LHON pode ser uma experiência bastante alarmante, pois a perda da visão central surge repentinamente e pode progredir rapidamente, deixando apenas a visão periférica. Isso significa que a maioria das pessoas com LHON mantém a mobilidade independente, mas não consegue se concentrar em nada direto ou ver os detalhes. A prevalência dessa condição é estimada em cerca de 1 em 50.000 pessoas em todo o mundo.

Sintomas

Os sintomas da Neuropatia Óptica Hereditária de Leber (LHON) geralmente presentes quando uma pessoa está na adolescência ou na casa dos vinte anos, embora em alguns casos mais raros, LHON tenha sido diagnosticado em crianças pequenas e em adultos mais velhos.

Os indivíduos afetados geralmente não apresentam quaisquer sintomas até que desenvolvam embaçamento visual ou turvação afetando sua visão central. Esses problemas de visão podem começar em um olho ou em ambos simultaneamente. Se um olho for afetado, sintomas semelhantes aparecerão no outro olho, em média, oito semanas depois.

Com o tempo, a visão em ambos os olhos piora com uma grave perda de nitidez e um desbotamento da visão das cores. A perda de visão afeta principalmente a visão central, que é necessária para tarefas como ler, dirigir e reconhecer rostos. Segue-se a atrofia óptica, na qual as células do nervo óptico (que transporta a informação visual dos olhos para o cérebro) são danificadas ou morrem. Em uma pequena porcentagem dos casos, a perda de visão central pode melhorar, mas na maioria dos casos a perda de visão é permanente.

A gravidade dos sintomas pode variar de um indivíduo afetado para outro, mesmo dentro da mesma família, devido a um efeito de ‘dosagem’. Isso se deve ao fato de termos muitas mitocôndrias em cada célula. Em um indivíduo, se apenas uma pequena proporção das mitocôndrias em cada célula apresentar a mutação, os sintomas serão leves. Em outro indivíduo, se uma proporção maior de mitocôndrias em cada célula carrega a mutação, os sintomas serão mais graves.

Geralmente, a perda de visão é o único sintoma de LHON; entretanto, há casos em que outros sintomas neurológicos foram identificados, como tremores, distúrbios do movimento e anormalidades do sinal elétrico que afetam os batimentos cardíacos. Isso é conhecido como “LHON plus”.

Causas

A Neuropatia Óptica Hereditária de Leber (LHON) é uma condição genética. É causada por mutações no DNA das mitocôndrias, a força motriz da célula que gera energia para a célula usar em atividades normais no corpo humano. Dentro desse DNA, que é separado do DNA da célula, os genes afetados por mutações incluem MT-ND1, MT-ND4, MT-ND4L e MT-ND6. Isso leva à interrupção da produção de energia dentro da mitocôndria. No entanto, ainda não se sabe como essas mutações genéticas levam à morte de células dentro do nervo óptico, causando atrofia óptica.

LHON segue um padrão mitocondrial de herança, que também é conhecido como herança materna. Apenas os óvulos (e não os espermatozoides) contribuem com mitocôndrias para um embrião em desenvolvimento, portanto, apenas as mulheres podem transmitir condições mitocondriais para seus filhos. Os pais afetados por LHON ou portadores de mutações LHON não transmitem a doença aos filhos.

Frequentemente, as pessoas que desenvolvem LHON não têm histórico familiar da doença. No entanto, atualmente é impossível prever quais membros de uma família portadores de uma mutação acabarão por desenvolver perda de visão. Mais de 50% dos homens e mais de 85% das mulheres com mutação mitocondrial nunca perderão a visão.

Diagnóstico

A Neuropatia Óptica Hereditária de Leber (LHON) é diagnosticada por meio de uma série de avaliações que ajudam a fornecer o diagnóstico correto.

O oftalmologista perguntará sobre o histórico médico de uma pessoa, incluindo qualquer histórico familiar de doenças oculares. Os indivíduos receberão um exame clínico dos olhos, onde poderão ser solicitados a ler as letras de um gráfico (gráfico de Snellen). Eles também podem verificar a pressão intraocular e examinar a acuidade visual e o campo visual.

Um indivíduo pode receber vários exames de imagem. As informações sobre a condição podem ser identificadas usando fotografia colorida ou de fundo de campo amplo (que essencialmente tira fotos da parte de trás do olho). A autofluorescência de fundo pode ser usada para identificar estresse ou dano ao epitélio pigmentar da retina. A tomografia de coerência óptica (OCT) também pode ser usada para avaliar as várias camadas na parte posterior do olho.

Um indivíduo também pode fazer um eletrorretinograma (conhecido como ERG), que é usado para avaliar o funcionamento dos diferentes tipos de células fotorreceptoras (bastonetes e cones).

Um teste genético também é um componente importante do teste, para garantir que a condição correta seja diagnosticada. Para as pessoas que vivem na Irlanda, o teste genético para LHON pode ser realizado por meio do programa Target 5000.

Diagnóstico Genético

Muitas vezes é impossível dizer que tipo de doença retiniana uma pessoa tem apenas olhando nos olhos. Como tal, um teste genético pode ser necessário para confirmar o diagnóstico.

À medida que ensaios clínicos e tratamentos específicos para genes se tornam disponíveis, conhecer a mutação genética associada a uma degeneração retinal genética se tornará ainda mais importante. A participação neste programa garante que os participantes sejam incluídos em um registro nacional a partir do qual os participantes podem ser identificados para ensaios clínicos e tratamentos e a partir do qual mais informações sobre cada uma das degenerações retinais genéticas podem ser definidas.

Tratamento

O progresso feito por equipes de pesquisa dedicadas levou ao desenvolvimento de uma opção terapêutica até agora para a Neuropatia Óptica Hereditária de Leber (LHON), com a esperança de que, por meio de muitos ensaios clínicos em andamento, outros tratamentos estejam disponíveis em um futuro próximo.

Raxone® ** que contém a substância ativa idebenona é a única opção de tratamento disponível atualmente para pessoas que foram diagnosticadas com LHON. Acredita-se que ele funcione melhorando a produção de energia das mitocôndrias. Existem sugestões de que pode ser adequado para indivíduos que tiveram um início recente dos sintomas. Esta terapia foi aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) em “circunstâncias excepcionais”, o que permitiu que fosse autorizada para uso terapêutico na ausência de conhecimento completo do medicamento. Isso se deve aos desafios em coletar informações de um tratamento usado para uma condição rara.

Em termos de estilo de vida, as pessoas com diagnóstico de LHON são aconselhadas a evitar o álcool e o fumo, pois isso pode afetar seriamente a condição. Certos antibióticos também podem precisar ser evitados, por isso é importante falar com seu oftalmologista se você estiver tomando algum desses medicamentos.

Maximizar a visão remanescente de um indivíduo é um passo crucial a ser dado, e há muitos auxílios para visão subnormal que podem oferecer benefícios. Os check-ups gerais dos olhos são importantes para as pessoas que vivem com LHON, pois esses indivíduos ainda podem correr o risco de desenvolver outros tipos de problemas oculares que podem afetar a população em geral, alguns dos quais podem ser tratáveis.

Pesquisa

As equipes de pesquisa fizeram avanços notáveis ​​em sua busca para obter uma compreensão mais profunda da Neuropatia Óptica Hereditária de Leber (LHON) e na descoberta de maneiras de direcionar essa condição para melhorar a qualidade de vida.

A pesquisa está em andamento para investigar a única terapia atualmente aprovada, Raxone e seu uso em indivíduos que vivem com LHON. Uma vez que foi autorizado pela Agência Europeia de Medicamentos em “circunstâncias excepcionais”, é importante que sejam recolhidas mais informações para obter uma melhor compreensão do tratamento.

Várias equipes de pesquisa estão investigando terapias baseadas em genes para o tratamento de LHON. Com essa técnica, os pesquisadores usam vírus pequenos e seguros que visam entregar a versão correta do gene de interesse à mitocôndria. No entanto, o progresso na preparação de terapias genéticas para LHON tem sido mais desafiador, pois havia a necessidade de fornecer tal terapia para as mitocôndrias, das quais podem haver centenas ou milhares dentro de uma única célula. Felizmente, muitas dessas barreiras foram superadas. Muitos ensaios clínicos baseados em terapia gênica têm ou estão atualmente investigando maneiras de corrigir algumas das mutações do gene mitocondrial associadas a essa condição.

As células-tronco são outra área de investigação. As células-tronco são como células precursoras que têm o potencial de se auto-renovar e gerar muitos tipos diferentes de células. As células-tronco derivadas da medula óssea estão sendo investigadas em um ensaio clínico para LHON, que está em andamento.

Outras intervenções que estão sendo examinadas atualmente em ensaios clínicos incluem agentes que visam reduzir a quantidade de espécies reativas de oxigênio tóxicas presentes, que se acredita ter um papel significativo no desenvolvimento de LHON.

Informações sobre os ensaios clínicos podem ser encontradas em seu site e podem ser pesquisadas por condição e local do ensaio.

Cuide da sua saúde ocular com especialistas.

Vamos agendar a sua consulta?

As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional. Já as fotos são apenas ilustrativas. Os conteúdos referentes aos problemas de visão não devem, de forma alguma, ser utilizados para autodiagnóstico. Em caso de dúvidas, sempre procure um médico para receber a orientação correta. Proibida a reprodução parcial ou total sem a autorização.

UNIDADE PARAÍSO

Rua Correia Dias 184, cj 62